​Boa parte dos usuários dos mais famosos produtos da Apple, como iPhone e iPad, desconhecem que por trás da simplicidade do recurso de teclado existem inúmeras funcionalidades que podem ser ativadas para otimizar o seu tempo digitando. O ato de digitar pelo celular consome uma parte considerável de nosso tempo e neste caso, é bastante válido aprender uns truques para digitar de forma mais rápida e mais fácil.

As dicas estão voltadas para quem tem um iPhone, e a primeira delas, começa pela atitude de organizar as suas configurações. Com isso, construímos a primeira dica da lista composta por 6 dicas principais.

1.Organize suas configurações

Organizar as suas configurações representa um passo inicial para fazer modificações na maneira que você usa o recurso de digitação no seu celular. A dica, neste caso, é acessar o menu Ajustes, clicar em Geral e acessar a aba Teclado. Nesta tela, estão dispostas algumas preferências voltadas para recursos como correção automática, sugestões de texto para aparecer acima do teclado e capitalização automática. Como as preferências podem variar de pessoa a pessoa, a sugestão é que você teste todas as opções para ter certeza do que se adapta melhor para você.

2.Criar atalhos

Eis um dos recursos que podem diminuir (e muito) o tempo que você gasta digitando. Muitas pessoas não sabem, mas é possível criar atalhos por você mesmo, digitando apenas algumas letras. Se o seu celular estiver em inglês, acesse a aba "Text Replacement". Nesta aba, você verá basicamente dois campos: O primeiro deles pede que você escreva uma frase a qual deseja substituir por um atalho, por exemplo: "Estou a caminho".No campo abaixo, você definirá qual será o atalho, por exemplo "eac". O recurso é bastante interessante, e dependendo de quantos atalhos forem criados, poderá servir até mesmo como um bom teste de memória.

3.Pré-visualização de caracteres

Se você não desabilitar a função, no momento em que estiver digitando, três sugestões baseadas na primeira letra recém digitada, serão sempre apresentadas acima do teclado. Para desabilitar a pré-visualização acesse Configurações > Geral > Teclado e desabilite o campo "Pré-visualização de caracteres".

4.Ative a digitação com uma mão

A partir do iPhone 6 com IOS 11, você pode usar o recurso chamado "digitação com uma mão" no iPhone. O recurso é um facilitador e pode ser bastante útil para os casos que você precise digitar com apenas uma das mãos. Mas como isso é feito? É simples. Para que você não precise levar o dedo a distâncias consideradas longas e incômodas, ativar a opção lhe permite mover o teclado para a direita, caso você esteja escrevendo com a mão direita, ou mover o teclado para a esquerda caso você esteja escrevendo com a mão esquerda. A opção é ativada no teclado mesmo, pressionando o ícone representado por um globo ou através de Ajustes > Geral > Teclados > Teclado de uma mão.

5.Adicione um app de teclado de terceiros

Você pode instalar apps de teclado de terceiros da mesma forma que instala todos os outros apps no seu iPhone. Após instalar um novo teclado, você precisa adicioná-lo para poder usá-lo. Para isso, você deve acessar a App Store e localizar o app de teclado que você deseja. Em seguida, toque em Obter e então Instalar. Sua senha do ID Apple será solicitada. Agora, será necessário adicionar o novo teclado. Para isso, acesse Ajustes > Geral> Teclado > Teclados > Adicionar Novo Teclado e selecione o app que você acabou de instalar.

6.Sacuda o telefone para apagar ou refazer digitação

Um dos recursos mais inusitados envolvendo o ato de digitar, é uma função relativamente antiga, mas que pouquíssimos conhecem. Quando você digita algo no seu iPhone e queira apagá-lo, o mais comum é que você selecione o trecho e delete manualmente. Porém, há uma outra forma de excluir o que você digitou, e essa maneira é sacudindo uma vez o seu aparelho. Ao agitar o seu celular, uma mensagem com a opção "Undo Typing" aparecerá na sua tela perguntando se você deseja apagar o que foi escrito. Caso queira o texto de volta, basta sacudir novamente e optar por "Redo Typing" ou "refazer digitação" se estiver em português.

Colocando as dicas acima em prática, seguramente você otimizará o tempo que leva para digitar. Conte com a iTelas para resolver qualquer problema relacionado ao seu iPhone. Clique aqui e fale com um de nossos consultores. 


6 dicas para otimizar o teclado do seu iPhone