fbpx
Diretor da empresa iTelas

Android conquista 97% dos Malwares, iOS 58% das empresas

Já sou usuário de computadores e dispositivos Apple há alguns anos, e como tal não tenho costume de preocupar-se com vírus, cavalos de Tróia e outros malwares. Geralmente ignoro relatórios de risco de empresas de anti-vírus, pois sempre são voltados a criar medo entre os usuários para estimular a compra de seus aplicativos, mas duas análises chamaram minha atenção.

 

 

Primeiro, segundo a empresa de segurança McAfee Labs, foi registrado um grande crescimento na quantidade de “malware” para dispositivos móveis, atingindo um total de 36,699 variações, sendo que destes 95%, apareceram no decorrer dos últimos 12 meses.

Ainda segundo o relatório publicado pela empresa 97% destes programas, são desenvolvidos para a plataforma ANDROID, que abrange os aparelhos das marcas Samsung, HTC, e diversos outros importados diretamente da china.  Os pesquisadores da McAfee Labs, estão rastreando uma ampla gama de Malwares móveis, incluindo:

  • backdors”: habilitam atacantes a ganhar controle do smartfone;
  • exloits”: através de do Jailbreak, ou “rooting” usuários liberam os sistemas de seus dispositivos para alterações, tornando-os ao mesmo tempo mais vulneráveis a ataques;
  • spywares”: programas que infiltram-se no sistema, obtendo informações sobre o usuário, tais como estatísticas de uso, passwords, etc.

 

Outro relatório de certa forma relacionado a este vem da empresa Citrix Systems, e avalia a velocidade de adoção de plataformas móveis em empresas, baseado nas assinaturas a serviços de nuvem. 

Considerando o nível de risco apresentado pela plataforma Android, não é de se estranhar que a maioria das empresas estejam escolhendo dispositivos que utilizam o iOS como base de suas operações.

De acordo com o relatório da CITRIX, 58% das empresas mundiais estão implantando dispositivos móveis da APPLE no ultimo trimestre de 2012, um aumento de 2% em relação ao trimestre anterior.  ANDROID perdeu dois pontos percentuais e o sistema móvel da MICROSOFT permaneceu inalterado em 7%.

Na América do Norte, e Asia os sistemas móveis com iOS, da APPLE, são ainda mais fortes, com indice de implantação de 62% e 75%, respectivamente.

Conforme o gráfico acima, podemos ver que a adoção do iOS, devido a sua simplicidade de uso, é maior nas empresas onde usuários móveis reagem diretamente com o público, como varejo, e imóveis.  

Não é surpresa que tendo em vista grande quantidade de malwares existentes para ANDROID, que algumas empresas pensem duas vezes antes de disponibilizar estes dispositivos para que seus colaboradores conduzam negócios on-line.

da wikipédia: o termo malware é proveniente do inglês, malicious software;  é uma aplicação destinado em um sistema de computados alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não)
Um a cada quatro iPhones estão com a tela quebrada...
Fontes especulam que apple lançará iPhone econômic...
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Default Blogger
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sexta, 29 Março 2024

Imagem do Captcha

Veja também

27 Março 2017
Dicas Apple
Mantenha uma cópia de segurança de todas suas valiosas informações que carrega em seu iDevice.Efetuar backup de iPhones e iPads é muito simples, e também extremamente importante, sempre que um novo us...
26 Maio 2017
Dicas Apple
Infelizmente a maioria dos iPhones com problemas na placa principal são dados como sem conserto pela maioria das empresas.O que é a placa do iPhone? Ela é como a placa ...
12 Setembro 2017
Últimas Notícias
Você deve saber que seu IOS será atualizado em breve, Certo?Mas sabe quais as novidades que virão junto com ele?Acompanhe nosso texto para saber as principais novidades da atualização do IOS 11 que es...

Últimos Comentários

Contato