fbpx
Diretor da empresa iTelas

Bloqueio de celulares pela Anatel: Descubra se você será afetado!

IMG_1471-2 descobrindo IMEI do iphone

Desde do dia 23 de setembro que a Anatel passou a realizar o bloqueio de celulares em 10 estados do Brasil, neste artigo você vai entender o por que da medida e se ela atingirá ou não o seu celular.

A alguns meses que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a informar que realizaria o bloqueio de celulares irregulares em todo o Brasil, e o processo passou a acontecer em pelo menos 10 estados do país desde o mês de setembro, sendo eles:

➔Acre;
➔Espírito Santo;
➔Mato Grosso;
➔Mato Grosso do Sul;
➔Rio de Janeiro;
➔Rondônia;
➔Tocantins;
➔Todos os estados da Região Sul

Com isso, surgiram várias dúvidas e até mesmo um certo alarde sobre o assunto. Grande parte da população ainda tem confusão sobre o que se trata, e quem será de fato atingido pela ação da agência.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações que esclarecem de uma vez por todas o assunto, confira!

O que é o bloqueio da Anatel?

Trata-se de uma ação de combate a pirataria celular, onde a agência está realizando o bloqueio de todos os celulares piratas, ou seja aqueles que não possuem o certificado da Anatel ou/e que possuem o IMEI adulterado, clonado ou até mesmo fraudado.

A identificação deste tipo de celular tem ficado cada vez mais eficiente, já que a agência utiliza um sistema de última geração, em conjunto com a parceria com as operadoras telefônicas e fabricantes, tornando a identificação cada vez mais simples.

Quem será afetado?

Qualquer pessoa que possua um celular pirata, que como dissemos a pouco é todo aquele que não siga as exigências da agência nacional. Essas pessoas receberam em seus telefones uma mensagem do número 2828, alertando sobre a Lei 9.472 e o prazo em que o mesmo será desativado.

Se você possui um celular comprado no exterior, deve estar pensando:"Meucelular não é cadastrado na Anatel, então será desativado?"

E não, os celulares comprados em outros países não serão desativados, contanto que estejam devidamente certificados nos orgãos extrangeiros correspondentes a agências reguladora nacional.

Isso por que, para um celular ser considerado pirata, ele deve ter seu IMEI fora dos registros do banco de dados da GSMA (Associação Global de Operadoras).

Como fazer para checar seu aparelho?

A Anatel orienta que para identificar se, seu celular é ou não pirata, o primeiro passo a ser realizado é identificar o selo da Agência que fica situado no carregadordo celular, assim como no verso de sua bateria.

Outra forma de identificar se um aparelho é ou não pirata, é a verificação do IMEI, que pode ser realizada de forma bem simples: Veja o número do IMEI presente na caixa do celular, ou na parte interna do aparelho, com este número em mãos, disque *#06#e confira se o número é o mesmo, caso positivo o seu celular está regular.

Você também pode consultar no site da Anatel: http://www.anatel.gov.br/celularlegal/imei

Se o seu aparelho esta ok, na consulta irá retornar que o IMEI informado não possui restrições de uso.

A próxima fase

Apenas na primeira fase, em que o bloqueio foi realizado em Goiás e Distrito Federal foram realizados 41.827 bloqueios de celulares, os números totais com a segunda fase, ainda não foram informados.

Para a próxima fase, estão na lista os estados de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e todos da Região Nordeste. Os celulares irregulares receberão as notificações a partir do dia 7 de janeiro de 2019, e o início dos bloqueios acontecerá em 24/03/19. 


Meu iPhone será bloqueado?

Usuários de iPhone, mesmo quem adquiriu o aparelho no exterior, de um modelo diferente do homologado no Brasil, podem ficar sossegados.  O bloqueio da Anatel apenas afeta aparelhos clonados, e aparelhos não certificados pelas autoridades certificadoras internacionais.  


Vale a pena comprar um iphone Recondicionado?
Apple decide retomar produção do iPhone X
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Default Blogger
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quarta, 24 Abril 2024

Imagem do Captcha

Veja também

04 Setembro 2018
Últimas Notícias
Dicas Apple
O ano de 2018 não passará em branco na meteórica história de sucesso da gigante da tecnologia, Apple, e de seus fiéis e apaixonados clientes. Neste ano, poderão haver três novos iPhones com designs po...
02 Outubro 2017
Últimas Notícias
Sabe-se que os aparelhos Apple desde de seus primeiros lançamentos até os últimos, produzem equipamentos móveis de qualidade impressionante… mas também com preços, normalmente, acima da média. No enta...
13 Agosto 2015
Últimas Notícias
Já sou usuário de computadores e dispositivos Apple há alguns anos, e como tal não tenho costume de preocupar-se com vírus, cavalos de Tróia e outros malwares. Geralmente ignoro relatórios de risco de...

Últimos Comentários

Contato