Já sou usuário de computadores e dispositivos Apple há alguns anos, e como tal não tenho costume de preocupar-se com vírus, cavalos de Tróia e outros malwares. Geralmente ignoro relatórios de risco de empresas de anti-vírus, pois sempre são voltados a criar medo entre os usuários para estimular a compra de seus aplicativos, mas duas análises chamaram minha atenção.

 

 

Primeiro, segundo a empresa de segurança McAfee Labs, foi registrado um grande crescimento na quantidade de “malware” para dispositivos móveis, atingindo um total de 36,699 variações, sendo que destes 95%, apareceram no decorrer dos últimos 12 meses.

Ainda segundo o relatório publicado pela empresa 97% destes programas, são desenvolvidos para a plataforma ANDROID, que abrange os aparelhos das marcas Samsung, HTC, e diversos outros importados diretamente da china.  Os pesquisadores da McAfee Labs, estão rastreando uma ampla gama de Malwares móveis, incluindo:

 

Outro relatório de certa forma relacionado a este vem da empresa Citrix Systems, e avalia a velocidade de adoção de plataformas móveis em empresas, baseado nas assinaturas a serviços de nuvem. 

Considerando o nível de risco apresentado pela plataforma Android, não é de se estranhar que a maioria das empresas estejam escolhendo dispositivos que utilizam o iOS como base de suas operações.

De acordo com o relatório da CITRIX, 58% das empresas mundiais estão implantando dispositivos móveis da APPLE no ultimo trimestre de 2012, um aumento de 2% em relação ao trimestre anterior.  ANDROID perdeu dois pontos percentuais e o sistema móvel da MICROSOFT permaneceu inalterado em 7%.

Na América do Norte, e Asia os sistemas móveis com iOS, da APPLE, são ainda mais fortes, com indice de implantação de 62% e 75%, respectivamente.

Conforme o gráfico acima, podemos ver que a adoção do iOS, devido a sua simplicidade de uso, é maior nas empresas onde usuários móveis reagem diretamente com o público, como varejo, e imóveis.  

Não é surpresa que tendo em vista grande quantidade de malwares existentes para ANDROID, que algumas empresas pensem duas vezes antes de disponibilizar estes dispositivos para que seus colaboradores conduzam negócios on-line.

da wikipédia: o termo malware é proveniente do inglês, malicious software;  é uma aplicação destinado em um sistema de computados alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não)